sábado, 28 de julho de 2012

FREIO DE MÃO

Freio de mão
Freio de mão é um freio dos veículos automotores, que é acionado via de regra por uma alavanca e manualmente.
Sua finalidade precípua é manter o veículo parado, quer com o motor acionado, quer desligado quando este já se encontra sem movimento,acionando as rodas traseiras evitando assim a ação do freio normal.
É ainda chamando de freio de emergência ou freio de estacionamento.
Por mais paradoxal que pareça, em alguns veículos o freio de mão é um pedal, acionado com o pé esquerdo.
O freio de mão trava as rodas traseiras do carro, ele funciona tanto nos discos de freios ou nos tambores de freio dependendo do tipo do seu carro.
Quando acionado o freio de mão ele deve manter o veiculo parado, caso o carro se mova, é sinal que o freio de mão do seu carro está desregulado.
Caso a alavanca do freio de mão esteja alta é também um sinal que ele está desregulado.
A regulagem ideal é 4 cliques ou 4 dentes.
Faça o seguinte teste; puxe o freio de mão se ele fizer mais de 4 cliques ele está desregulado.
A manutenção freio de mão deve ser feita a cada 15000KM, ou seja sempre que for trocada a pastilha ou lona de freio, caso você tenha feito a revisão de freios há pouco tempo e o freio de mão não está funcionando corretamente, volte onde foi feita a revisão e peça para que seja feita a regulagem do freio de mão, esse serviço é simples e rápido.
Nos carros mais modernos o freio de mão passa a se chamar definitivamente de freio de estacionamento, pois ele é acionado através de um botão no painel que tem a sigla (P) de Parking ou seja estacionamento e caso você esqueça que ele está acionado e tentar sair o carro automaticamente libera as rodas
Usamos o freio de mão para realizar um exercício exigido no exame prático de direção veicular conhecido por “RAMPA DE MÃO”, que consiste em, fazer o veículo entrar em movimento estando este estacionado em um aclive acentuado. O objetivo é provar que o candidato tem controle nos comandos dos pés.

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